sexta-feira, 13 de março de 2015

O design da marca da encarroçadora de ônibus AMD


Para a criação do design da marca AMD, cuja sigla significa Antonio e Marisa Diniz (proprietários da empresa), contratamos os trabalhos da equipe da Dual Design, de São Paulo. 
A agência realizou reuniões e dinâmicas em grupo com os principais executivos, da nova encarroçadora de ônibus, com o objetivo de ouvir e levantar informações sobre os principais atributos e valores que a nova empresa queria transmitir ao mercado.
Após algumas reuniões chegou-se aos seguintes atributos para definir a marca: força, coragem, confiança, ousadia, solidez, proximidade, respaldo, sinergia, amparo.
Segundo Vivian Amaral, diretora de criação da Dual, “O nascimento da nova implementadora de veículos AMD trouxe o desafio de sintetizar os atributos de solidez, força e agilidade, extraídos durante dinâmicas e análises de branding”.


Mas ainda faltava uma peça neste quebra-cabeças, que só foi conectada após o pessoal de criação embarcar em uma profunda viagem pelo tempo… “ Após a longa imersão na história da família responsável pela empresa, chegamos aos tempos medievais, onde extraímos os elementos chave  pertencentes ao brasão – a águia e o leão – que, após passarem por minuciosos processos de modernização e fusão, receberam o halo de proteção, conectando a essência dos dois seres representados, e originando o símbolo final: o leão alado”
CONCEITO
  • CONFIANÇA: Família
  • FORÇA: Animais Reis
  • CORAGEM: Leão
  • OUSADIA: Águia

Origem do logo amd-4






EMBASAMENTO HISTÓRICO PARA CRIAÇÃO
Um dos 12 trabalhos de Hércules foi derrotar o invencível leão de Nemeia. Depois de derrotá-lo, Hércules extraiu o couro do animal com as próprias garras, uma vez que nenhuma arma de ferro o conseguia cortar ou perfurar. A partir daí Hércules passou a usar sua pele como um manto protetor, com a cabeça do leão servindo-lhe de elmo. A águia representa a perspicácia e a visão além. Também era utilizada na representação de Zeus, rei dos deuses na mitologia grega. Tais elementos foram reestilizados e fundidos na proposta desta opção de marca, formando um elemento único.
FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA: Dual Design
  • Vivian Amaral – Diretora de criação
  • Eduardo Kimura – Diretor Geral
  • Flavio Torres – Direção de arte
CLIENTE; AMD Encarroçadora e Implementadora do Brasil Ltda
  • Diretor Superintendente: Luiz Alves Amorim Junior
  • Diretor Executivo: Jaime Passini
  • Gerente de Marketing: Luís Eduardo Ferri
www.dualdesign.com.br
www.amdimplementadora.com.br








Origem do logo amd-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário